domingo, 19 de fevereiro de 2017

Bolo de ananás

Ontem foi dia de fazer um bolinho, desta vez de ananás, para satisfazer os desejos do noivo que anda com saudades de comer uma fatia deste bolo.
É uma receita muito fácil e que agrada a todos. Mesmo! 
Eu gosto mais de fazê-lo durante o tempo mais quente, até porque ele me sabe melhor fresquinho, mas bolo é bolo e cai sempre bem em qualquer altura. (Pelo menos a mim :))

Vamos lá à receita:

Bater bem 5 ovos com duas chávenas de açúcar (eu gosto sempre se cortar aqui um bocadinho, mas fica sempre ao critério de cada um). Com o bater bem digo bater durante uns 12 ou 15 minutos, para o bolo ficar mesmo fofinho, ao estilo de pão de ló.
Depois juntar duas chávenas de farinha com fermento e bater bem até estar bem dissolvida na mistura.

Forrar uma forma redonda com manteiga e açúcar e colocar as rodelas de ananás em calda.
Colocar a massa por cima e levar ao forno pré-aquecido a 180º mais ou menos 30 minutos (depende sempre do forno de cada um) ou até espetar um palito e este sair seco.

Não deitem fora a calda que vem na lata de ananás.

Eu faço o seguinte: Levo a calda ao lume com um pouquinho de água até ferver (podem adicionar uma ou duas colheres de açúcar se quiserem a calda mais doce)e quando o bolo sair do forno, ainda dentro da forma piquem-no com um palito e reguem com a calda.

Eu deixo a calda assentar no bolo mais ou menos uma hora antes de desenformar e depois coloco no frigorífico para ficar fresquinho. Fica mesmo muito bom.

Experimentem e desfrutem. 



As fotos não são grande coisa eu sei, mas confiem. O bolo fica mesmo bom :)
Bom domingo.




11 comentários:

  1. Tenho a certeza que é maravilhoso e que ganha se for servido bem frio. Vou experimentar.
    Tenho a "minha" receita que também é agradável. A principal diferença é que barro a forma com caramelo sobre o qual coloco as rodelas de ananás.
    Ao desenformar vemos uma espécie de bolo/pudim.
    São afinal duas versões do mesmo bolo.
    Tem um feliz domingo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É muito raro fazer este bolo, mas gosto bastante :)

    r: Fico contente!
    Bom domingo*

    ResponderEliminar
  3. Lembra-me o bolo de ananás da minha mãe.
    Kis :=}

    Obrigada por me lembrares o quanto o adorava

    ResponderEliminar
  4. É tão simples e parece mesmo delicioso, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Parece ser realmente maravilhoso :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe costumava fazer este bolo imensas vezes :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  7. Tem bom aspecto. Gosto muito destes bolos de ananás! :)

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo de ananás e com a calda deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  9. Adoro o contraste do doce do bolo, com a acidez do ananás! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficou mesmo apetitoso, amarelinho que só ele :)

    ResponderEliminar

Nem tudo é mau

No último post falei que a minha pestinha é uma bebé dificil e que ás vezes apetece-me fugir. Mas nem tudo é mau. Há uma coisa que a mi...