quarta-feira, 31 de maio de 2017

O dia da Criança

O dia da Criança é todos os dias, assim como o dia do Pai, dia da Mãe, dia do Filho, dia do avô e por aí adiante.

Não querendo parecer uma cota rabugenta, acho demasiada esta veia consumista que vamos implementando nas nossas crianças. Não acho que seja necessário oferecer presentes neste dia. Acho que há formas bem mais giras de demonstrarmos o nosso amor aos nossos filhos.

Quando eu era criança não tinha presentes por qualquer motivo. Tinha no meu aniversário e no Natal, o que tornava esses momentos muito especiais para mim. A expectativa e a ânsia que esses dias chegassem tornavam os presentes, por muito pequenos que fossem, sempre espectaculares. 

Hoje em dia dão-se prendas, lembranças e ofertas tantas vezes que para os miúdos já são dados adquiridos para eles. Já não há a magia da expectativa, da ânsia de saber que naquele dia vamos receber um presente. E tenho pena que essa tal magia que eu sentia já praticamente não exista. Oferecer prendas só porque sim banalizou o ato de receber um presente.

Acho muito importante celebrar e sinalizar o dia da Criança. Acho mesmo. Mas mais na ótica de relembrar tantas injustiças que ainda são cometidas contra tantas crianças por esse mundo fora. 
Relembrar ás nossas crianças, que apesar de ás vezes não se sentirem sortudas, são de facto muito, mas mesmo muito sortudas. Porque pode faltar alguma coisa, mas não falta o mais importante.
E amor, carinho, afeto, atenção e colo são mesmo os melhores presentes que podemos oferecer ás nossas crianças neste dia e todos os dias.

11 comentários:

  1. Concordo! Mais do que presentes, precisam da nossa presença e do nosso amor!

    ResponderEliminar
  2. Um dia a mais para se gastar. Eu vou com as minhas Pulgas comer um gelado e nada mais
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  3. Bem verdade! Tomara muitas crianças terem amor e carinho! O mais importante da vida!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  4. Muita verdade.
    Eu gosto de dar prendas, já assumi, e apesar de não precisar de um dia especial, é claro que nos dias especiais é que acabo por os dar.
    Mas também não dou, principalmente às crianças, porque sim. Ou porque fizeram aquilo a que são "obrigadas".

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eu não dou presentes ao meu filhote nesse dia, vou sempre passear com ele, fazer qualquer coisa. Mas quanto a dar presentes só no natal e nos aniversários... também não concordo. Dou-lhe presentes quando bem entendo :) não é a toda a hora, mas não guardo essas datas para isso.

    ResponderEliminar
  6. Além de ter uma ideia diferente no que toca a presentes, acho que o dia da criança não precisa de ser celebrado com eles. Lembro-me de os meus pais neste dia dedicarem ainda mais tempo a actividades comigo e que uma das coisas que faziam e que eu adorava era um jantar estilo pic nic, muitas vezes no chão da sala e onde me contavam muitas histórias da sua infância. Há bem pouco tempo fizemos isso, muito fora de hora, e foi maravilhoso.

    ResponderEliminar
  7. Que o dia das crianças seja todos os dias!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Que o dia das crianças seja todos os dias!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente. E acredito que as crianças valorizam mais um passeio em família, umas brincadeiras, uns mimos e muito amor, do que presentes. As crianças não são consumistas. O consumismo vem da parte dos adultos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    Tão verdade o que escreveu... Na minha familia a minha irmã tem por hábito dar presentes aos meus filhos em todas as ocasiões. Já eu nem tanto no que toca aos meus sobrinhos. Também porque de vez em quando vou oferecendo coisas que faço durante o ano e porque não ligo muito a estas datas.
    Não gosto deste consumismo e da "obrigação" de dar nestas ocasiões.
    Beijinho
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Dia da criança é todos os dias! Não há só um dia para mimar os nossos pequeninos!

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Músicas

Como se escolhe músicas para um casamento civil quando a  noiva gosta de Rock e o noivo Musica Electrónica? Que 31 vai por aqui. Ainda ...